Democracia. Trata-se de um regime político que pressupõe a participação dos cidadãos na criação de leis, no desenvolvimento e gestão social. Pensando desta forma, com proatividade e organização, um coletivo de produtores reuniu-se com os candidatos à prefeitura de Ecoporanga/ES, nesta terça, dia 20 de agosto de 2024. Tive a oportunidade de estar presente e pude observar a desenvoltura do grupo que se propõe a gerir a referida cidade.
A proposta do grupo de produtores foi de realizar uma sabatina com 6 perguntas pré-escritas e respondidas por todos os candidatos que foram realizadas através de sorteio de ordem no momento das falas. Este formato foi construído coletivamente em um grupo de whatsapp que já conta com mais de 250 representantes do segmento na região.
É louvável destacar o ambiente cortez que se propuseram todos, bem diferente do comportamento agressivo e lastimável de iniciativas que às vezes assistimos pela TV.
Ficou também claro o quanto os candidatos à gestão pública que participaram, têm dificuldades em responder diretamente perguntas objetivos do “COMO” fazer para resolver questões sabidamente problemáticas por todos. Sempre que indagados sobre a necessidade de realizar algo, usavam subterfúgios e acabavam por não gerar uma resposta direta. O eleitor sabe que este tipo de comportamento pode ser por nervosismo ou mesmo pela incapacidade de gerar um raciocínio lógico e pragmático, porém de maneira geral mostra a falta de conhecimento de alguns sobre assuntos básicos e necessários para alguém que se que se lança ao cargo e se propõe a administrar uma cidade. De qualquer forma, segundo os produtores o resultado foi positivo porque foi a primeira vez que na cidade foi possível sair de uma polarização entre apenas dois nomes principais e ter diversidade para a escolha do novo prefeito da cidade. Outro ponto positivo foi a constatação de que existem pessoas realmente preocupadas com a melhoria dos pontos críticos sociais: saúde, educação, segurança e geração de renda através da principal atividade econômica do município que é a agricultura.
O processo democrático e a busca pela participação, colaborando e compartilhando opiniões mesmo que divergentes não é simples, requer maturidade e uma genuína entrega saindo da visão individualista para a comunitária, e isto estes produtores rurais mostraram que estão engajados. Parabéns a todos pela iniciativa.
Comentários