top of page

A Vida nas Redes


Que tipo de informação você está consumindo.

Existe um perfil de pessoas em nossa sociedade que até bem pouco tempo atrás, não estava nas redes sociais.


Como funcionam as redes?

Todas elas têm bases de programação feitas para nos mostrar sempre mais do mesmo. Se eu acordo todos os dias e entro no facebook e olho fotos e vídeos de: Como fazer torta de morango. (por exemplo)

A máquina que move (motor) a rede social vai automaticamente pegando todos os vídeos de torta de morango e me mostrando. E, vamos imaginar que entre estes vídeos algum louco/mau-caráter falou que morango cura câncer. Eu vou começar a receber informações iguais a esta de outras pessoas.

Dentro de algumas horas, dias, o que chegará pra mim é só isso, e se eu ficar assistindo, vai chegar um momento que eu vou começar a acreditar que realmente aquele absurdo é verdade. Assim são criadas as falsas notícias e mentiras na internet.


Como se livrar disto??

Não se informando sobre coisas sérias nas redes sociais e nem pelo whatsapp.

Vídeos curtos com cortes e falas amedrontadoras são sempre tendenciosos. Ou seja, a pessoa que montou o vídeo quer te convencer a pensar como ela.

Tente ler algum site com textos maiores. Verifique se quem está falando tem uma boa reputação, pelo menos saiba quem é a pessoa.

Verifique e escute, leia, também os que falam contra e a favor do assunto.

Dependendo do que você for ouvindo seu sentimento vai mudando, ou seja, se for uma notícia de como fazer torta de morango, não reverbera na vida de outro indivíduo, mas quando o assunto insinua ódio a uma outra situação você pode ser levado a concordar com a opinião do que os autores dos vídeos estão

te alimentando. Tem muitas ideias que são apresentadas como verdades, sendo construídas assim, por exemplo: Uma determinada raça de cachorro começa a ser elogiada por muita gente na internet com vídeos curtos de muitas pessoas falando sobre os benefícios daquela raça. Automaticamente aquela raça de cachorro fica sendo mais procurada e o preço do filhote fica mais caro.

O que algumas pessoas que têm muito dinheiro descobriu é que estes pequenos vídeos são ótimos para criar "verdades".


E tem muita gente com dinheiro patrocinando esses vídeos para que você que começa a recebê-los passe a acreditar que o conteúdo é verdadeiro.

Na política isto vem sendo usado com frequência, desde 2014/2015 no mundo todo. Foi assim que o Trump se elegeu em 2016 nos Estados Unidos.

Revisar sempre o que você está recebendo de informação é muito importante.

Grata por ler.


Espero ter te ajudado a pensar.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page